Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

ensino de historia

Zilda Marcia Gricoli Iokoi

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
História do Brasil Independente
História do Brasil República
História Latino-Americana
Movimento dos Sem Terra
História Latino-Americana
Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimensões do vivido
Imigrações Contemporâneas em Cidades Globais: Intolerâncias e Solidariedades
Intolerância e Resistência: Memórias da Repressão política no Brasil (1964-1985)
A escola no mundo contemporâneo: diagnósticos e perspectivas
Intolerância / Tolerância: Democracia e Cidadania
Observações: 

Mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É professora titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na área de História do Brasil Independente, atuando principalmente na linha de pesquisa História das Relações e dos Movimentos Sociais, nos temas da educação, lutas camponesas, políticas públicas, imigração contemporânea, humanidades, direitos e outras legitimidades. Atualmente coordena o Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos e o Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. (Texto informado pelo autor)

Raquel Glezer

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
História do Brasil
História da Cultura
Teoria e Filosofia da História
Poder e relações econômicas no mundo urbano
Arquivologia
Edição de textos
Industrialização e Políticas Econômicas
Observações: 

Possui graduação em Curso de História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/USP (1966) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1977). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia brasileira, ensino de história, história da cidade de São Paulo, história do Brasil e urbanização. (Texto informado pelo autor)

Mauricio Cardoso

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Linhas de Pesquisa: 
História Social
História e cinema
A Escola no mundo contemporâneo
Ensino de História: teoria e prática
Cultura Visual e Ensino de História
Cinema/Televisão: Guel Arraes e Jorge Furtado: a reinvenção da linguagem e o projeto de formação cultural
Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e análise de obra
Narrativas e Práticas Culturais: formação e desmanche de sistemas simbólicos no Brasil
A construção histórica dos Direitos: uma produção de materiais de ensino
Observações: 

Formado em História pela Universidade de São Paulo (1996), finalizou o mestrado em História Social (USP, 2002) sobre as relações entre Cinema e História através do filme de Leon Hirszman, São Bernardo (1972). Concluiu, em 2007, o doutorado sobre o cinema de Glauber Rocha pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris X - Nanterre. Atualmente, é professor doutor no Departamento de História da Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre as relações entre a indústria cultural e o campo educacional.(Texto informado pelo autor)

Marcos Antonio da Silva

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Linhas de Pesquisa: 
História e Retórica da Imagem
Imprensa Brasileira
Ensino de História
História do Brasil Século XX
Metodologia da História
Observações: 

É Professor Titular de Metodologia da História na FFLCH/USP desde 2007 e Livre Docente nas mesmas área e instituição desde 2001. Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (1976) e em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1999), com Mestrado (1981) e Doutorado (1987) em História Social na FFLCH/USP . Fez Pós-Doutorado na Université de Paris III, em 1989. Tem experiência de pesquisa e docência na área de História, com ênfase em Teoria e Metodologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil republica, Caricaturas, Historia e linguagem, Historia e regiao, Ditadura civil-militar, Câmara Cascudo, Nelson Werneck Sodré e Ensino de História. Publicou individualmente 7 livros, dentre os quais, "Prazer e poder do Amigo da Onça" (Paz e Terra, 1989). Organizou 15 coletâneas, e uma delas é "Dicionário crítico Câmara Cascudo" (Perspectiva, 2003; 2ª impr. em 2006). Divulgou artigos e resenhas em periódicos como "História & Perspectivas", "Projeto História", "Quípu", "Revista Brasileira de História", "Revista de História", "Tempo" e "Vária História", dentre outras. Coordena os Projetos de Pesquisa "História e Poéticas" e "Historiografia e Memória". (Texto informado pelo autor)

 

Karen Macknow Lisboa

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Linhas de Pesquisa: 
Viajantes no Brasil: materialidade da viagem, transferências culturais e de saberes
Lugares e espaços de memória e a história da imigração alemã ao Brasi
Programa Unifesp 75 Anos: patrimônio cultural e perspectivas
Brasilien ist nicht weit von hier
História do Brasil Independente
Ensino de História
Observações: 

Bacharel e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Foi professora colaboradora na Freie Universitaet Berlin (Universidade Livre de Berlin). De 2006 a 2013 professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos. Atualmente é professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo (USP).Tem experiência na área de História do Brasil Independente (Império e Primeira República) e em Ensino de História. Pesquisa sobre literatura de viagem, transferências culturais e de saberes(sobretudo entre Alemanha e Brasil), relação entre historiografia e literatura de viagem, discurso racial, lugares da memória, narrativas de imigrantes. (Texto informado pelo autor)

Divulgar conteúdo